Sobre a interação com os Botos em Manaus

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Sobre a interação com os Botos em Manaus




Uma das maiores lendas do folclore brasileiro, o boto cor de rosa é o maior dos golfinhos fluviais, podendo chegar a 2,5m de comprimento e 185kgs. Os adultos têm a coloração rosa e os bebês são cinza.
A atividade de interação com os botos de Manaus - AM, começa com a saída de barco do porto, e a subida pelo Rio Negro em direção à plataforma flutuante, que fica no meio dele.

Chegando ao local, os participantes são divididos em grupos de 10 pessoas para cada interação de, em média, 10 minutos. A atividade é realizada dentro do rio, não em tanques ou reservatórios. Eles estão em seu meio natural.

Antes de entrar na água, os monitores nos orientam a retirar qualquer produto que esteja na pele, como bloqueadores solares e repelentes, a fim de não poluir o rio, causar irritação na pele e nos olhos dos animais e também porque, de acordo com eles, os animais podem não se aproximar caso sintam o cheiro destes cremes.

Uma vez na água, há uma plataforma de madeira de aproximadamente 2mts onde é possível se apoiar, caso prefira. Além dela, a profundidade do rio é maior. O uso dos coletes salva-vidas é obrigatório para todos os participantes.

O instrutor nos pediu silêncio e fez alguns movimentos na água para chamar os animais (o “código”, segundo ele). Rapidamente eles apareceram para comer o peixe oferecido (haviam dois ou três). O grupo estava posicionado em círculo ao redor dos animais, que colocavam metade do corpo para fora da água para abocanhar a comida e mergulhavam novamente. O monitor é a única pessoa que pode alimentá-los.

Os botos ficam muito perto durante a maior parte do tempo, mas não é permitido tocá-los (pode acontecer de eles encostarem em você incidentalmente, e neste caso, não há problema). 


Interação com Botos em Manaus

0 opiniões a respeito disso :