Sobre a interação com a Tribo dos Dessanos

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Sobre a interação com a Tribo dos Dessanos



Em Manaus, tive a oportunidade de realizar uma visita à tribo indígena dos Diacoros, etnia dos Dessanos, localizada às margens do Rio Negro, na praia fluvial onde está a reserva de Tupé, acessada apenas por barco. Esta tribo abriga cerca de 40 habitantes.
É possível agendar a visita junto às agências de turismo receptivo na cidade de Manaus (os pacotes para o dia inteiro normalmente incluem outras atividades, como o mergulho com botos e navegação no encontro das águas). O tempo médio de permanência na tribo é de 0h30 minutos.
Meu grupo foi recebido dentro da oca pelo filho do pajé, que nos acomodou em bancos feitos de troncos de árvores. Ele nos contou uma breve história da tribo, que originalmente habita uma aldeia na fronteira entre BrasilColômbia e Venezuela. Há mais ou menos 20 anos, alguns membros se mudaram para as proximidades de Manaus para que pudessem ter acesso aos estudos e trabalho com turismo, além de perpetuar e disseminar suas tradições. Porém, ao contrário do que acontece na aldeia original, o grupo que se deslocou está subordinado às leis de preservação ambiental, e são proibidos de caçar e derrubar a mata para cultivar alimento.
Depois da ambientação, os índios apresentaram a amostra de um ritual de boas vindas (quando uma tribo recebe outra) que, originalmente, dura 24 horas. Eles tocaram instrumentos feitos por eles mesmo, cantaram e dançaram. Todos estavam com os corpos pintados, usavam cocar e adornos feitos de sementes, pedras e dentes de animais. No final, os visitantes foram convidados a dançar com eles.
Terminada a cerimônia, saímos da oca e ficamos no pátio, onde eram vendidos produtos artesanais, e algumas índias faziam pinturas no rosto dos convidados (mediante contribuição de R$ 2). Além disso, fomos convidados a partilhar de um pequeno banquete, onde foram servidas três espécies de peixes, farinha d’água e formiga frita (que tem gosto de carvão).
Se você está pensando em ir ao Amazonas para ver índios selvagens e lugares inexplorados: este não é o passeio. A tribo Dessana é mais civilizada, mas seus membros ainda preservam seus costumes e cultura, tornando a experiência válida.

Tribo dos Dessanos apresentando uma amostra do ritual de boas vindas.

Referências: Viajei Bonito

0 opiniões a respeito disso :